Edge (Chromium)


Chegamos em 2020 com uma mudança bastante notável da Microsoft numa briga por espaço entre os grandes navegadores. Internet Explore, e depois o Microsoft Edge com a vinda do Windows 10 não fizeram da Microsoft um gigante entres os Bowser. Assim este entrou de cabeça com o novo projeto, Edge baseado no Chromium.

Nota: caso esteja a usar alguma versão do Windows 10 que esteja instalado a versão antiga do Edge Padrão, saiba que ao instalar a nova versão do Edge Chromium o Edge antigo será removido automaticamente.

 


Edge Chromium

Baseado no código aberto do Chromium, o Microsoft Edge começou a ser distribuído no começo do ano de 2019 com versões Beta que eram atualizadas quase que diariamente. São três as versões que podem ser baixadas, cada uma delas com suas diferenças. A versão Canary Channel pode ser instalada em sistemas Windows da versão 7 até Windows 10, além claro do MacOs. Esta versão conta com updates quase que diários.

 



 

A versão Channel recebe updates a cada 6 semanas. É a versão mais estável e próxima do Microsoft Edge normal. Esta também junta o aprendizado das versões Dev Channel e Canary Channel, deixando a versão com as mesmas melhorias que funcionaram nas outras versões. Por fim temos a versão Dev Channel, voltada ao publico de desenvolvedores que recebem as compilações e funções do que está por vir. Versão atualizada semanalmente e mais estável que a Canary.

 

Suporte

Assim como acontece nos navegadores baseados no Chromium, extensões, favoritos e outras aplicações vão funcionar perfeitamente no Edge Chromium. O modo noturno também já faz parte dessa build, assim se estiver a usar o Windows 10 em modo dark, o Edge irá entrar no modo dark automaticamente.

Conta também com a prevenção contra rastreamento, opções de personalização ajustável ao usuário, modo leitura automática de texto, onde pode solicitar ao navegador a leitura de um artigo ou trecho do mesmo.

 


 

Leve

A ideia aqui é entregar um navegador rápido e leve mantendo o padrão já conhecido da Microsoft e Google. Pelo menos até agora na versão Beta (não sabemos se vai se manter assim) ele é mais leve que o Google Chrome, ou seja, consome menos recursos como memória ram.

Dica: se combinar o Firemin adicionando no Edge Chromium terá o consumo de memória ram reduzido a quase 90%.

 

Dicas extras

É possível adicionar qualquer extensão do Google Chrome no Edge, para isso acesse o seu navegador Chrome, verifique o nome da extensão que quer ter no Edge, copie o nome, abra o Edge e cole o nome na barra de endereços (ou vá direto para loja de extensões do Edge).

Em seguida clique no link que será mostrado pela pesquisa, ou digite web store (para não cair em páginas falsas). Por fim clique em ‘usar no chorme’, depois clique em adicionar extensão.


 


Leitura e tradução automática

Traduzir páginas, essa é outra função que muitos usuários não ficam sem ela. Assim como existe no Google Chrome o seu rival Edge também conta com a mesma opção de tradução automática. O usuário poderá configurar essa opção assim como também solicitar ao navegador a leitura de trechos de um artigo ou o texto completo.


Extras

Todas as funções que podem ser adicionadas no Google Chrome como a opção controle de mídia, pausar abas que não estão sendo usadas para consumir menos recursos do PC, podem ser ativadas pelo usuário usando o comando abaixo para entras nas configurações avançadas.

 

edge://flags/

 

Comentários